Quem somos

Nossa história

O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, uma associação sem fins lucrativos, foi criado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) em 25 de novembro de 1985, por um grupo de intelectuais e empresários judeus, para suprir a falta de um organismo/associação que divulgasse a cultura judaica de uma forma ampla.

Na década de 1980, de forma pioneira no país, a associação coletou 570 entrevistas de imigrantes judeus e seus descendentes, passando a colecionar uma vasta documentação e a realizar pesquisas com este material. Seu acervo tem sido sistematicamente consultado por pesquisadores nacionais e estrangeiros e constitui um importante arquivo da memória da imigração judaica no país.

O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall é mantido por sócios e a maior parte de suas atividades funciona com o apoio de colaboradores voluntários.

Departamento de Documentação e Memória
Museu Nacional das Migrações Judaicas

Através do Departamento de Documentação e Memória e do Museu Nacional das Migrações Judaicas, a associação tem como objetivos tanto favorecer o reconhecimento da identidade e o desenvolvimento de formas de expressão cultural da comunidade judaica brasileira como difundir a contribuição judaica para a cultura. Visa ainda estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a comunidade judaica do Rio Grande do Sul e do Brasil, no que se refere às suas singularidades sociológicas e culturais, promovendo a preservação e a divulgação deste material documental. Seus princípios norteadores são a preservação da memória da coletividade judaica no Rio Grande do Sul (RS); o registro da sua presença na história deste estado, em especial a da imigração; a ênfase da contribuição dos judeus na educação, arte, ciência, esporte, comércio, serviços, indústria, serviço público e outras; a promoção do diálogo, propagando as ideias de multiculturalidade, tolerância religiosa e a luta contra o preconceito; e a divulgação dos valores éticos do judaísmo.