Cultura

Exposição "As Expressões do Tempo no Judaísmo"

De 16 a 22 de maio ocorreu a 14ª Semana Nacional de Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus. O ICJMC programou a exposição “As expressões do Tempo no Judaísmo: as contribuições de Mordko Mayer e Salomão Sibemberg. A mostra abordou os ciclos da vida judaica – brith milá, bar/bat mitzvá, casamento e morte – e as contribuições de Salomão Sibemberg que, através de sua gráfica e a de seu pai, produziu cartões de convites de bar e bat mitzvá e de casamento por mais de 70 anos, conectando através deles praticamente toda a comunidade judaica de Porto Alegre; e de Mordko Meyer, que, durante muitos anos, elaborou e divulgou os calendários de yourtzait (aniversário da morte, de acordo com o calendário judaico).O rabino Ari Oliszewski, da Sinagoga União Israelita, detalhou os ciclos da vida no judaísmo e parentes e amigos dos homenageados falaram sobre eles. Ao longo da semana outras 70 pessoas visitaram a exposição.

Palestra com professor da Universidade de Bamberg

No dia 13 de abril, no auditório da FIRS, ocorreu a palestra “Diário de Queda, de Michel Laub; narrar Auschwitz desde a distância física e temporal” ministrada pelo dr. Enrique Rodrigues-Moura. Compareceram ao evento cerca de trinta pessoas, que ouviram a exposição do professor sobre a obra de Laub e suas considerações acerca de empatia e da importância de se colocar no lugar do outro. Após a palestra houve um debate com Rafael Bán Jacobsen, membro da Academia Riograndense de Letras e co – editor da Revista WebMosaica. Enrique é professor da Cátedra de Literaturas Românicas/Hispânicas da Universidade de Bamberg, na Alemanha.

Historiadora lança livro sobre comunidades judaicas do interior do RS

No dia 14 de novembro, Ieda Gutfreind, doutora em História Social e vice – presidente do ICJMC, esteve na FRINAPE para lançar seu mais recente livro “Comunidades Judaicas no Interior do RS: Erechim e Passo Fundo” que retrata o desenvolvimento das comunidades étnicas que se formaram nestas cidades. O evento foi realizado na Praça Oficina da Cultura onde houve uma exposição dos representantes das diferentes etnias que formam o Estado do Rio Grande do Sul.